Voltar ao site

Como Fazer um Bom Planejamento em Construção Civil?

Planejamento, Agendamento e Gerenciamento de Construção

Planejamento, agendamento é uma parte importante do gerenciamento de construção. O planejamento e o agendamento de atividades de construção ajudam os engenheiros a concluir o projeto no prazo e dentro do orçamento. Nosso site Locação de Andaimes irá abordar esse assunto.

O termo "Construção" não significa apenas atividades físicas envolvendo homens, materiais e maquinário, mas também abrange toda a gama de atividades, desde a concepção até a realização de um projeto de construção. Assim, o gerenciamento de recursos, como homens, materiais e maquinário, requer planejamento e programação eficazes de cada atividade.

O que é Gerenciamento de Construção?

A gerência é a ciência e a arte de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e de usar todos os recursos da organização disponíveis para atingir as metas organizacionais estabelecidas.

A gestão da construção lida com o consumo econômico dos recursos disponíveis no menor tempo possível para a conclusão bem-sucedida do projeto de construção. "Homens", "materiais", "maquinário" e "dinheiro" são denominados recursos na Administração da construção.

Objetivos da Gestão da Construção:

Os principais objetivos da gestão de construção são,

→Concluindo o trabalho dentro do orçamento estimado e do tempo especificado.

→Mantendo uma reputação de acabamento de alta qualidade

→Tomar decisões sólidas e delegação de autoridade

→Desenvolver uma organização que trabalhe em equipe.

Funções de Gerenciamento de Construção:

As funções de gerenciamento de construção são

a) Planejamento

b) Agendamento

c) Organizar

d) Pessoal

e) Dirigindo

f) Controlando

g) Coordenação

(a) Planejamento na Gestão da Construção:

É o processo de selecionar um método específico e a ordem de trabalho a ser adotada para um projeto, de todas as maneiras possíveis e sequencias em que isso poderia ser feito. Abrange essencialmente os aspectos de "O que fazer" e "Como fazer".

Importância do planejamento de projetos de construção:

1-O planejamento ajuda a minimizar o custo pela utilização ideal dos recursos disponíveis.

2-Planejamento reduz abordagens irracionais, duplicação de trabalhos e conflitos interdepartamentais.

3-O planejamento estimula a inovação e a criatividade entre os gerentes de construção.

4-O planejamento transmite força competitiva para a empresa.

b) Agendamento em Gerenciamento de Construção:

O agendamento é a adaptação do plano de trabalho final a uma escala de tempo. Mostra a duração e a ordem das várias atividades de construção. Ele lida com o aspecto de "quando fazer".

Importância do agendamento do projeto de construção:

O agendamento do processo de programação, planejamento e construção é uma ferramenta vital tanto na gestão diária quanto no relatório do progresso do projeto.

c) Organizando:

A organização preocupa-se com a decisão do trabalho total de construção em departamentos / seções gerenciáveis ​​e o gerenciamento sistemático de várias operações, delegando tarefas específicas aos indivíduos.

d) Pessoal:

Pessoal é a provisão de pessoas certas para cada seção / departamento criado para a conclusão bem-sucedida de um projeto de construção.

e) Direção:

Ele se preocupa com o treinamento de sub-ordenados para realizar tarefas designadas, supervisionando seu trabalho e orientando seus esforços. Envolve também motivar a equipe para alcançar os resultados desejados.

f) Controlando:

Envolve uma revisão constante do plano de trabalho para verificar as realizações reais e descobrir e corrigir o desvio através de medidas corretivas apropriadas.

g) Coordenação:

Envolve reunir e coordenar o trabalho de vários departamentos e secções, de modo a ter uma boa comunicação. É necessário que cada seção tenha consciência de seu papel e da assistência esperada dos outros.

Importância da Gestão da Construção:

Práticas de gerenciamento de construção invariavelmente levam a “produção máxima pelo menos custo”. Uma boa gestão de construção, resulta na conclusão de um projeto de construção com o orçamento estipulado.

O gerenciamento da construção fornece importância para a utilização ideal dos recursos. Em outras palavras, resulta na conclusão de um projeto de construção com o uso criterioso dos recursos disponíveis.

O gerenciamento de construção fornece a liderança necessária, motiva os funcionários a concluir as tarefas difíceis no tempo certo e extrai talentos em potencial de seus funcionários.

A gestão da construção é benéfica para a sociedade, uma vez que a gestão eficaz e eficiente dos projetos de construção evitará a escalada dos custos, a superação de tempo, o desperdício de recursos, a exploração ilegal do trabalho e a poluição do meio ambiente.